REGULAMENTO PARAENSE DE MOTOCROSS E VELOCROSS 2023
Art.1º – A FEDERAÇÃO PARAENSE DE MOTOCICLISMO – FEPAM, única entidade por força de lei, capacidade a dirigir, coordenar, autorizar e supervisionar as atividades do esporte motociclismo em todo o Estado do Pará.
Art. 2º – PILOTOS – Licenças;
1) A participação de qualquer evento em todo Estado é restrita à portadores de licença CBM válida;
2) Todo piloto que participar de provas clandestinas, (não homologadas), poderá ter sua CBM cassada ou suspenso de atividade até manifestação oficial contrária.
3) Todos os pilotos menores de 18 anos, além das CBMs, deverão apresentar um Termo de Responsabilidade devidamente assinado pelo responsável em qualquer evento em todo o Estado.
4) É de inteira responsabilidade do piloto a obrigação de o uso de equipamento de proteção como: Capacete, bota, luva, camisa de manga comprida com NOME ENUMERADO, nas costas ou no colete, óculos, joelheira, cotoveleira, protetor de coluna, entre outros.
5) Todos os pilotos deverão apresentar, bem como a Direção de Prova exigir o ATESTADO DE SAÚDE, capacitando o piloto a praticar esta modalidade.
Art. 3º – CATEGORIAS;
1) Para melhor controle de organização as categorias serão fixas, não podendo ser criada baterias diversas, pois o objetivo a ser alcançado é a informação por meio de resultados dos eventos, estabelecer uma planilha de pilotos com ranking anual que passarão a progredir de categoria, facilitando assim o melhor controle deste.
2) As categorias homologadas para MOTOCROSS serão:
MX-1, MX2, MX-3, MX4, MX5, MX INTERMEDIARIO, MX ESTREANTE, MX CONVIDADOS, MX LOCAL MX JUNIOR, 65CC 50CC, MX NACIONAL PROFISSIONAL, MX NACIONAL INTERMEDIARIO, MX NACIONAL ESTREANTE, MX NACIONAL OPEM, MX FEMININA, MX NACIONAL LOCAL, MX NACIONAL 150CC, MX NACIONAL 110CC.
3) As categorias homologadas para VELOCROSS serão:
VX-1, VX2, VX-3, VX4, VX5, VX INTERMEDIARIO, VX ESTREANTE, VX CONVIDADOS, VX LOCAL, VX JUNIOR, 65CC 50CC, VX NACIONAL PROFISSIONAL, VX NACIONAL INTERMEDIARIO, VX NACIONAL ESTREANTE, VX NACIONAL OPEM, VX NACIONAL FEMININA, VX NACIONAL LOCAL, VX NACIONAL 150CC, VX NACIONAL 110CC.
Art. 4º – INSCRIÇÕES;
1) - Só serão aceitas inscrições de pilotos devidamente habilitados com CBMs válidas;
2) – As inscrições deverão ser feitas através da secretaria de prova de acordo com a organização de cada evento.
Art. 5º – PROVAS;
- As baterias terão suas disputas com os seguintes tempos de prova:
CATEGORIAS TEMPO
MX1 – VX1 20 Min. + 02 Voltas
MX2 – VX2 20 Min. + 02 Voltas
MX3 – VX3 15 Min. + 02 Voltas
MX4 – VX4 12 Min. + 02 Voltas
MX5 – VX5 10 Min. + 02 Voltas
MX INTERMEDIARIO – VX INTERMEDIARIO 15 Min. + 02 Voltas
MX ESTREANTE – VX ESTREANTE 10 Min. + 02 Voltas
MX CONVIDADOS – VX CONVIDADOS 10 Min. + 02 Voltas
MX LOCAL – VX LOCAL 10 Min. + 02 Voltas
MX JUNIOR – VX JUNIOR 10 Min. + 02 Voltas
65CC 10 Min. + 02 Voltas
50CC 5 Min. + 02 Voltas
MX NACIONAL PROFISSIONAL VX NACIONAL PROFISSIONAL 15 Min. + 02 Voltas
MX NACIONAL INTERMEDIARIO VX NACIONAL INTERMEDIARIO 12 Min. + 02 Voltas
MX NACIONAL ESTREANTE VX NACIONAL ESTREANTE 10 Min. + 02 Voltas
MX NACIONAL OPEM VX NACIONAL OPEM 12 Min. + 02 Voltas
MX FEMININA
VX NACIONAL FEMININA 10 Min. + 02 Voltas
MX NACIONAL CONVIDADOS VX NACIONAL CONVIDADOS 10 Min. + 02 Voltas
MX NACIONAL LOCAL VX NACIONAL LOCAL 10 Min. + 02 Voltas
MX NACIOANL 150CC VX NACIOANL 150CC 10 Min. + 02 Voltas
MX NACIONAL 110CC VX NACIONAL 110CC 10 Min. + 02 Voltas
Art. 6º – ASSISTÊNCIA EXTERIOR, CORTE DE PERCURSO
1) - Atalhar o percurso é proibido. A penalidade por uso de atalho intencional de percurso será a perda de no mínimo 3 posições indo até a exclusão da prova.
2) - ultrapassar sob bandeira amarela, a penalidade por ultrapassar intencionalmente sob bandeira amarela e não devolver imediatamente a posição ou posições, poderá ser aplicada desde a perda de 01 posição até a exclusão da prova.
Art.7º – BANDEIRAS;
• VERMELHA, Agitada Parada Imediata, Obrigatória para todos;
• PRETA, desclassificação do piloto;
• AMARELA, Fixa Perigo, Dirigir devagar;
• AMARELA, Agitada Perigo Imediato, Devagar, Não Ultrapassar;
• AZUL, Agitada Atenção, Dar passagem;
• BRANCA, com cruz vermelha Pessoal ou veículo de serviço médico na pista
• VERDE, Pista Livre para a largada da bateria
• QUADRICULADA, Preta e Branca, Agitada Fim de Prova ou Treino
• PRETA COM CIRCULO LARANJA, avisa o piloto está sofrendo punição e é indicado a parar no Pit Stop
Art.8º – RESULTADOS;
1) - Todos os resultados devem ser homologados pelo Diretor de Prova e encaminhado para o Comissário da Fepam na região o qual dentro do prazo previsto remeta para a sede Belém;
2) – Todos os itens relativos a PONTUAÇÃO, TROFÉUS e PREMIAÇÃO terão que obrigatoriamente serem entregues no mesmo dia até no máximo no horário de encerramento da prova, apenas o certificado pro envio posterior;
Art.9º – PROTESTOS:
1) - Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude antidesportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto ou chefe de equipe e entregue ao Diretor de Prova, em até 30 min. após a chegada do primeiro colocado;
2) - Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregue ao Diretor de Prova até 30 min após a divulgação do resultado final e em última instancia à Fepam.
Art. 10º – DAS AUTORIDADES DO EVENTO
• Presidente FEPAM: Antônio dos Santos Neto;
• Supervisor regional FEPAM:
• Supervisor local Fepam
• Diretor de Prova
• Responsável pela cronometragem
Art. 11º – CERIMONIAL DE ENTREGA DE PREMIAÇÃO:
• Quando a premiação não for ao termino da bateria o piloto só terá acesso ao pódio, vestido de forma apropriada, critério válido para TODAS as categorias, e terá que estar presente na premiação em até no máximo 5 minutos após o início desta, sob pena de recebimento de sua premiação em dinheiro, somente após a finalização da cerimônia de premiação.
Art. 12º – DIVISÕES E REGRAS DAS CATEGORIAS:
1) CATEGORIA MX-1 E VX –1: somente motos importadas 2T de 125 até 250cc e 4T de 175 até 450cc, que já corram a no mínimo 2 anos ou que subiu de categoria.
2) CATEGORIA MX-2 E VX –2: somente motos importadas 2T de 85 até 150cc e 4T de 175 até 250cc, que já corram mínimo 2 anos ou que subiu de categoria.
3) CATEGORIA MX – 3 E VX – 3: somente motos importadas 2T até 250cc e 4T até 450cc e pilotos homens a partir de 35 anos e mulheres a partir de 18 anos.
Obs: Os pilotos com idade superior a 30 anos que não tenham corrido nas categoria MX1 ou MX2 em qualquer campeonato nos 2 últimos anos anteriores poderão participar desta categoria.
4) C CATEGORIA MX – 4 E VX – 4: somente motos importadas 2T de 125 até 250cc e 4T de 175 até 450cc e pilotos homens a partir de 40 anos.
5) CATEGORIA MX – 5 E VX – 5: somente motos importadas 2T de 125 até 250cc e 4T de 175 até 450cc e pilotos homens a partir de 50 anos.
6) CATEGORIA MX-INTERMEDIARIA E VX INTERMEDIARIO: somente motos importadas e pilotos que já coram a no mínimo 1 anos.
7) Obs.: Fica proibido a participação nesta categoria de pilotos das categorias VX-1, VX3, VX4, VX5, MX1, MX3, MX4 E MX5.
CATEGORIA MX-ESTREANTE E VX ESTREANTE: somente motos importadas e pilotos que tenha um nível baixo ou iniciando no esporte.
9) CATEGORIA MX-CONVIDADOS E VX CONVIDADOS: somente motos importadas e nacionais e pilotos convidados pelo organizador local.
10) CATEGORIA MX- LOCAL E VX LOCAL: somente motos importadas e nacionais com preparação de motor livre, porém com originalidade do fabricante até 300cc, e pilotos que reside no município onde está sendo realizado o evento.
11) CATEGORIA MX- JUNIOR: somente motos importadas 2T até 110cc 4T até 150cc, motos nacionais até 250cc pilotos homens de 10 a 15 anos e pilotos mulheres de 10 a 17 anos.
12) CATEGORIA MX – FEMININA: somente motos 2 Tempos até 150cc e 4 Tempos até 450cc e motos nacionais com preparação livre porem com originalidade até 300cc e somente pilotas do sexo feminino a partir de 13 anos.
13) CATEGORIA 65cc: somente motos importadas até 65cc, motos nacionais até 125cc e pilotos homens de 7 a 12 anos e mulheres de 7 a 14.
14) CATEGORIA 50cc: somente motos nacionais e importadas até 50cc e pilotos homens de 5 a 9 anos e mulheres de 5 a 10.
15) CATEGORIA MX NACIONAL PROFISSIONAL E VX NACIONAL PROFISSIONAL somente nacionais com preparação de motor livre, porém com originalidade do fabricante até 300cc, e que já competem mínimo 2 anos.
16) CATEGORIA MX NACIONAL INTERMEDIARIA E VX NACIONAL INTERMEDIARIA somente nacionais com preparação de motor livre, porém com originalidade do fabricante até 300cc, e pilotos que já corram no mínimo 1 ano.
Obs.: fica proibido a participação nesta categoria de pilotos das categorias VX-1, VX2, VX3, VX4, VX5, MX1, MX2, MX3, MX4 E MX5.
17) CATEGORIA MX NACIONAL ESTREANTE E VX NACIONAL ESTREANTE: Somente nacionais com preparação de motor livre, porém com originalidade do fabricante até 300cc e pilotos novatos.
18) CATEGORIA MX NACIONAL OPEM E VX NACIONAL OPEM: Somente motos nacionais com preparação de motor livre, porém com originalidade do fabricante até 300cc e pilotos homens a partir de 35 anos e mulheres a partir de 18 anos.
19) CATEGORIA VX NACIONAL FEMININA: somente motos nacionais com preparação de motor livre, porém com originalidade do fabricante até 300cc e pilotas do sexo feminino de qualquer idade.
20) CATEGORIA MX NACIONAL CONVIDADOS E VX NACIONAL CONVIDADOS: somente motos nacionais com preparação livre porem com originalidade até 300cc e pilotos convidados pelo organizador local.
21) CATEGORIA MX- NACIONAL LOCAL E VX NACIONAL LOCAL: somente motos nacionais com preparação livre porem com originalidade até 300cc e pilotos que reside no município onde está realizando o evento.
22) CATEGORIA MX NACIONAL 150cc E VX NACIONAL 150cc: Somente motos nacionais com preparação livre porem com originalidade até 150cc e pilotos homens a partir de 10 anos e mulheres a partir de 10 anos.
23) CATEGORIA MX NACIONAL 110cc E VX NACIONAL 110cc: Somente motos nacionais com preparação livre porem com originalidade até 110cc e pilotos homens a partir de 10 anos e mulheres a partir de 10 anos.
24) Informações de extrema importância:
Obs.: Todos os anos será publicada uma lista com o Ranking baseado na média de colocações e pontuações dos pilotos, tanto em corridas fora de campeonatos ou copas, com base nos relatórios será feito o ranking que definirá os pilotos que subirão, ou que serão rebaixados.
Obs.: Categoria definidas por critério de IDADES: No ato da inscrição até no dia da prova, o piloto deverá obrigatoriamente estar com a idade exigida completa até essa data.
Art. 13º – PROCEDIMENTOS:
1) - Compete ao Diretor de Prova, sob sua própria iniciativa, por razões de segurança, ou motivos de força maior, interromper a bateria, assim como cancelá-la.
2) - Se uma bateria, é interrompida a qualquer momento durante a primeira metade do tempo previsto de prova, haverá uma relargada completa, caso o problema que causou a interrupção seja sanado. E não será permitida a troca de motocicletas.
3) - O Diretor de Prova poderá excluir um ou mais pilotos, quando estes forem os causadores intencionais da interrupção da bateria.
4) - Se uma prova é interrompida após a metade do tempo previsto, a prova será dada como concluída, A ordem de chegada será baseada na colocação em que os pilotos estiverem na volta anterior em que a bandeira vermelha foi determinada pela direção da prova.
7) – A Área do Box é de uso restrito e exclusivo para pilotos e equipes.
Art. 14º – PISTAS:
1) Todas as pistas deverão possuir área de Box isolado do público, com acesso apenas para pilotos, equipe e pessoal devidamente autorizado pela Direção de Prova.
2). Será obrigatório caminhões pipas em todos os eventos independente de qualquer situação.
3). Será obrigatório máquina agrícola com grade, para melhorar da segurança da pista aos pilotos em todos os eventos independente de qualquer situação.
4). Será obrigatório a contratação de sistema de som capaz de ser audível em todas as áreas do evento.
5). Será obrigatório a presença de no mínimo uma ambulância em todos os eventos independente de qualquer situação.